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Beber ou não beber durante o treino. Eis a questão!

Beber ou não beber durante o treino. Eis a questão!

Todos precisamos de nos mantermos hidratados e quem treina precisa muito mais. 

A desidratação do corpo ocorre quando perdemos água e nutrientes. No treino isso ocorre através do suor. Durante um esforço físico o corpo produz mais energia e essa energia gera calor que, consequentemente, aumenta a temperatura corporal. Assim, para equilibrar a temperatura interna do nosso corpo, ele produz suor, que, ao evaporar, diminui a sua temperatura.

Através da transpiração o corpo elimina água e sódio. Se a atividade for realizada por um período longo sem reidratação, o risco de aumenta, diminuindo a performance e colocando a saúde em risco.

Então, que quantidade de água devemos tomar no treino? Para se manter hidratado/a durante o treino, deixamos algumas recomendações:

– Se, durante o seu treino, perde 720g terá de repor 1 litro de água por hora. O que equivale a 250ml a cada 15 minutos. Não beba tudo de uma vez só.
– Bebidas isotónicas antes, durante e depois do treino são ótimos repositores de água e nutrientes.
– Em dias frios a transpiração é menor, portanto o consumo de água também deve ser menor.
– Tenha em atenção que ingerir muita água também faz mal! O excesso de água provoca uma diminuição de concentração de sódio, chamada hiponatremia.

A hidratação no treino é importante e essencial para um bom rendimento. Siga as nossas dicas para evitar a desidratação e aproveite o seu treino da melhor forma!

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