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Hidratos de carbono, gordura, proteína. Sabe o que deve comer antes do treino?

Hidratos de carbono, gordura, proteína. Sabe o que deve comer antes do treino?

Quem pratica exercício físico tem necessidades nutricionais e energéticas superiores às de alguém que não treina. Quando treinamos, o corpo vai precisar de energia e, apesar de um organismo saudável estar carregado de reservas de energia, é importante fornecer uma carga extra antes de um treino.

O que nos dá energia são os macro-nutrientes — os hidratos de carbono, a gordura e a proteína. Mas qual destes é o mais indicado para o nosso objetivo? Podemos começar por eliminar a proteína. A sua função é a de auxiliar na recuperação dos músculos, por isso é mais indicada para consumir depois do treino. A gordura é uma opção válida, tendo como fonte os frutos secos, por exemplo, mas não é fácil de digerir — e isso pode ser problemático durante um treino.

Assim, os hidratos de carbono são, de facto, o nutriente ideal para o snack pré-treino. Mas atenção porque existem dois tipos de hidratos de carbono! Para um melhor desempenho no treino, devemos escolher hidratos de absorção lenta — como pão escuro ou aveia —, porque nos fornecem energia durante mais tempo. Os hidratos de carbono simples — como bolos, pão branco ou só fruta — só se devem comer antes de treinos muito curtos, isto porque, são absorvidos muito rapidamente e vão fornecer um pico de energia grande, mas de curta duração.

Aqui ficam algumas das nossas sugestões para preparar a sua máquina para treinar:

– Panquecas de banana e aveia: três colheres de sopa de aveia, um ovo inteiro, uma banana. Misturar tudo com a batedeira e numa frigideira antiaderente colocar a massa até ficar dourada dos dois lados.

– Tosta de batata doce com manteiga de amendoim: cortar a batata-doce em fatia, não muito finas, forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar as batatas e levar ao forno até estarem mais estaladiças. Retirar as batatas do forno e barrar com manteiga de amendoim (sem adição de açúcares e gorduras – na lista de ingredientes deve apenas estar referido o amendoim);

– Papas de aveia;

– Banana com nozes ou outro fruto seco.

 

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