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O que acontece ao nosso corpo quando deixamos de treinar?

O que acontece ao nosso corpo quando deixamos de treinar?

Praticar exercício físico não deve ser uma moda, mas um estilo de vida. No entanto, os períodos de inatividade estão associados a uma reversão de muitas adaptações funcionais.

O timing em que ocorrem estas reversões varia de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores como idade, condição física atual, historial desportivo (há quanto tempo treina, quantas vezes por semana, qual a duração dos treinos, qual a intensidade, que modalidades pratica, etc.), motivo da paragem, entre outros. E quanto maior o tempo de inatividade maior a perda e mais difícil a recuperação.

Então o que acontece ao nosso corpo quando deixamos de treinar?

Diminui o metabolismo das gorduras. Por consequência há um aumento da gordura acumulada, podendo haver aumento do peso. Se não gasta a energia ingerida nos alimentos, esta passará a ser armazenada como gordura no seu corpo

Existe uma diminuição da massa cardíaca e do volume de sangue ejetado pelo coração. Paralelamente, há um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e risco de doenças cardiovasculares.

Ao nível musculoesqueletico, verifica-se uma dimunuição da massa e força musculares e uma diminuição da massa óssea, o que resulta num aumento do risco de osteoporose.

Quando deixamo de treinar reduzimos a capacidade do nosso organismo em captar e utilizar o oxigénio e há uma diminuição da produção de
hormonas como a serotonina e endorfina (conhecidas como hormonas do bem-estar), aumentando a propensão para baixa autoestima e depressão

Para contornar esta realidade, em vez de parar definitivamente, siga os nossos conselhos:

– Reduza o volume de treino
– Reduza a intensidade do treino em vez de parar ou desistir porque está mais cansado, doente ou menos assíduo
– Faça treinos mais curtos em vez de faltar ao treino porque não tem tempo para o seu treino habitual
– Faça uma caminhada ou uma corrida logo pela manhã, na sua hora de almoço, ao final do dia
– Faça do treino um compromisso profissional. Da mesma forma que não pode faltar ao trabalho, não pode faltar ao momento do dia dedicado
ao seu bem-estar.

O mais importante: não pare de se mexer. O seu corpo, cérebro e cintura vão agradecer.

 

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