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O que acontece ao nosso corpo quando deixamos de treinar?

O que acontece ao nosso corpo quando deixamos de treinar?

A palavra “Yoga” significa “unidade” ou “unicidade” e deriva da raiz sânscrita yuj, que significa “união”. Esta unidade ou união pode ser descrita, em termos espirituais, como a união da consciência individual com a consciência universal. De um ponto de vista mais prático, o Yôga constitui um meio para harmonizar e equilibrar o corpo, a mente e as emoções.

O Yôga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens.

A meditação praticada no yôga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional e sensação de paz interior.

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos. Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados.

A prática do yôga estimula a perda de peso devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias
consumidas no dia. Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra yôga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power yôga, por exemplo.

Com o yôga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como se senta e sinais de tensão muscular.

O yôga proporciona uma melhoria do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração e pressão arterial.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração.

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o yôga aumenta a produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

Para se aproveitar todos os benefícios desta atividade, são necessários, pelo menos, 3 meses de prática, pois, a pessoa adquire consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que esta influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmoniosa e equilibrada.

Comece já a prática do Yôga e tenha uma vida mais feliz!

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